SOBRE NÓS

NOSSA HISTÓRIA

Caraguatatuba é um município, de 162 anos, no litoral norte do estado de São Paulo, pertencente à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista. A cidade ocupa uma área de 485,097 km². Em 2017 sua estimativa populacional foi de 116.786 habitantes, resultando em uma densidade demográfica de 229,9 hab/km².

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba é o único museu da cidade, fundado em 2002 pelo Governo Municipal e pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, sendo por isso o museu de arte mais antigo do Litoral Norte de São Paulo, instalado no antigo edifício do Grupo Escolar Professora Adaly Coelho Passos, criado em 1941 e desativado em 2001. A área de 635m², situada na região central da cidade, foi cedida pelo Governo do Estado de São Paulo. O prédio passou por reformas para abrigar o museu, que integra um pólo cultural, subordinado à Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, técnica e financeira, instituição sem fins lucrativos, sendo sua finalidade o desenvolvimento de programas e projetos na área da cultura, de pesquisas, e de programa de educação profissional. O regular funcionamento do museu está a cargo da FUNDACC.

A tipologia do MACC é museu de arte, porém dispõe de parte do acervo e uma galeria de exposição permanente histórica da cidade, maquete e um cenário de casa tradicional caiçara. Nas galerias de exposição temporária apresentamos quase que mensalmente exposições variadas de arte. Nosso museu possui lojinha com material das exposições, publicações da cidade e artesanato local, reserva técnica da pinacoteca e do acervo histórico, sala pedagógica multifuncional destinada ao desenvolvimento de atividades pedagógicas, a videoteca Lúcio Braun que integra o Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, com 46 lugares onde funciona um cineclube e ocorrem palestras e atividades diversas.

NOSSA MISSÃO

O MACC foi fundado em 2002 e, desde então, não para de crescer e expandir. Nossa missão ainda está em construção mas em todos os anos, nos preocupamos em oferecer continuamente, incríveis eventos e exposições temporárias com excelência, além de contribuir com a educação da nossa comunidade e transmitir a importância da arte e da cultura na nossa sociedade. Nossa função social é estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento. Somos uma instituição aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade.

QUAL É A SUA HISTÓRIA COM O MACC?

O MACC enquanto agente da memória local, transita nas histórias de vida da nossa comunidade.
Qual é a sua história com MACC? Deixe um depoimento, conte pra gente sua experiência. Sua história colabora para a construção de novos olhares sobre a memória.

©2020 Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba